TEXTO INFORMATIVO
ATIVIDADES PERMANENTES
OBJETIVOS:
·
Ouvir
o professor ler em voz alta para saber mais sobre um tema.
·
Familiarizar-se com o texto informativo
(divulgação científica) de circulação social.
·
Aprender procedimentos que leitores
inexperientes usam ao procurar informações nos textos.
CONTEÚDOS
·
Descoberta e uso de outros elementos, além
das ilustrações, que dão pistas para localizar informações nos textos (uso do
índice, títulos e subtítulos, chamadas etc.)
ANOS: 1°
E 2°
TEMPO ESTIMADO: uma
aula
MATERIAL NECESSÁRIO:
livro, revista e enciclopédia.
DESENVOLVIMENTO:
·
1°
etapa
Selecione
um tema de interesse das crianças. Escolha um que permita relacionar os
conhecimentos apresentados ali com os saberes prévios. Selecione fontes com
ilustrações, subtítulos ou índices. No caso de revistas, chamadas para um
artigo em questão. Antecipe algumas das intervenções que fará durante a aula.
·
2°
etapa
Retome
com a turma os conhecimentos já adquiridos sobre o tema. Leia o índice ou
títulos e subtítulos ou chamado para o artigo, a presente ilustração. Compartilhe
com as crianças porque escolheu aquele portador de texto específico e peça para
que elas façam antecipação sobre o que elas esperam encontrar naquele texto.
·
3°
etapa
Assuma
o papel do leitor experiente, dividindo com os estudantes procedimentos que
usam quando lê um texto informativo para
saber mais a respeito de um tema durante a leitura, escolha alguns parágrafos
para reler e comente significados de expressões importantes. Volta a ler
algumas passagens explicativas de certas expressões que ajudam a entender outras passagens do texto. Enfatize alguns
trechos, com o tom de sua voz, para que as crianças prestem atenção.
·
4° Etapa
Terminada
a leitura, peça que os alunos comentem o que compreenderam ao ouvir o texto,
relacionando as interpretações de uns e de outros, quando complementares.
Diante de interpretações discrepantes ou contraditórias, discuta o tema, peça
justificativa e retome a leitura relendo partes que ajudam a esclarecer as
questões levantadas pelas crianças.
AVALIAÇÃO:
Da
mesma forma como ocorre com bons leitores, ao ler textos de divulgação
científicos de circulação social, não se espera que as crianças compreendam
tudo que escutarem. O objetivo é saber mais do que se sabia antes e compreender
muitas vezes a leitura de um texto informativo sana algumas dúvidas, mas cria
outras, que nos levam a outro texto.
COLETÂNEA DE TEXTOS POÉTICOS E MEMORIZADOS
OBJETIVOS:
·
Construir saberes sobre a leitura antes de
saber ler convencionalmente.
·
Estabelecer correspondências entre a pauta
escrita do texto
·
Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético
de escrita
CONTEÚDO
·
Leitura na alfabetização inicial
ANOS:
Pré-escola e 1° ano
TEMPO ESTIMADO: Um
mês.
MATERIAL NECESSÁRIO:
Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas, canções).
DESENVOLVIMENTO:
·
1°
etapa
Selecionar
os textos poéticos conhecidos e preferidos para organizar uma coletânea e, com
ela, montar um livro. Defina com as crianças o título da obra e quem será o
destinatário: alunos da escola, pais, professores, amigos. Converse com o grupo
sobre os textos poéticos e conheça
RESCRITAS DE HISTÓRIAS CONHECIDAS
OBJETIVOS:
·
Desenvolver
a produção de textos em linguagem escrita por meio de ditado para o professor.
·
Recuperar os principais elementos da
narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.
CONTEÚDOS
·
Produção de textos orais com base na
linguagem escrita de contos.
ANOS: 1°
E 2°
TEMPO ESTIMADO: oito
aulas
MATERIAL NECESSÁRIO:
·
Livro, Chapeuzinho Vermelho e a Bela
Adormecida, folhas para o registro das hipóteses didático revista e
enciclopédia.
DESENVOLVIMENTO:
·
1°
etapa
Em
roda, leia para os alunos o conto do Chapeuzinho Vermelho e anuncie que esse
texto A Bela Adormecida serão reencontrados pelo grupo e ditados para você. Os
dois farão parte de um livro que cada um vai ganhar.
·
2°
etapa
Relembre
oralmente o conteúdo Chapeuzinho Vermelho r inicie a produção dos alunos, dos textos.
Os garotos relacionam as alternativas de aproximadamente para a história.
·
3°
etapa
Releia o texto produzido pelo estudante. Diga que
ele terá que ficar muito bem escrito , assim como no livro, pois, será
compartilhar como outras ,assim como no livro, será compreendê-lo.
Interrogue-os sobre a educação da
narrativa com base nos elementos da linguagem em que se usa para escrever.
·
4°etapa
Apresente
o texto produzido pelos alunos em roda, depois leia a Bela Adormecida para a
turma.
·
5°etapa
Inicie
a produção de textos A Bela Adormecida. Siga as mesmas orientações as do
segundo e terceira etapas.
·
6°etapa
Discuta
com todas as ilustrações que farão parte de cada história e digite os textos,
deixando espaços para elas. Garanta uma cópia para cada um.
·
7°etapa
Cole
na contracapa de cada exemplo de apresentação explicando que os temas foram
produzidos para o professor das histórias conhecidas.
·
8°etapa
Compartilhe
as ilustrações e releias as histórias produzidas.
Produto final:
Um
livro com histórias reescritas pelo grupo para ser levado para casa.
AVALIAÇÃO:
O
que importa não é a memorização, mas a produção de texto, recuperando os
principais acontecimentos da narrativa, pautada por elementos da linguagem
escrita.
LIVRO DE PARLENDAS PREFERIDAS
OBJETIVOS:
·
Favorecer situações de escrita com bases em
textos memorizados.
·
Possibilitar a reflexão sobre os sistemas
alfabéticos.
CONTEÚDOS
·
Escrita.
ANOS: 1°
E 2°
TEMPO ESTIMADO:
nove aulas
MATERIAL NECESSÁRIO:
·
Livros de parlendas, canetas coloridas, giz
de cera, lápis preto e letras móveis.
DESENVOLVIMENTO:
·
1°
etapa
Apresente
parlendas aos alunos e conte que farão um livro com esse tipo de texto para
apresentar aos demais colegas da escola. Leia uma delas, e pergunte se conhecem
outras e inicie a escrita de uma lista coletiva das conhecidas. Nos dias
seguintes, apresente novamente os textos.
·
2°
etapa
Divida
a classe em grupos. Distribua um conjunto de letras móveis necessário para a
escrita da parlenda para cada grupo da sala. Peça que contém quantas letras
receberam e confirme a quantidade. Retome a parlenda oralmente e anuncie qual
será o primeiro trecho a ser escrito. “Enquanto observa as produções, façam
perguntas que promovam a reflexão sobre a própria escrita ‘Com qual letras
começaram a escrever o trecho da parlenda”? O nome de algum aluno pode ajudar
nessa escrita? Peça que leiam o que escreveram, essa intervenção é fundamental
para que ajustem a fala à escrita.
·
3°
etapa
Forme
duplas para a escrita de outra parlenda. A escrita será um conjunto, por isso
cada criança deve colocar uma lera de cada vez, anunciando ao parceiro que já
está escrito para que este de continuidade. Distribua as letras e relembre
oralmente a parlenda. Faça intervenções “Quantas letras podem ter”? “com qual
letras deve terminar o verso”? Peçam que leiam cada trecho escrito para que reflitam
e reorganizem as hipóteses iniciais.
·
4°etapa
Após
a escrita s das parlendas, crie com a turma o título da coletânea escrevendo-o
no quadro-negro.
·
5°etapa
Monte
os livros e distribua-os aos alunos. Peça para que cada um coloque seu nome,
inicie a ilustração da capa, e escreva o título combinado.
·
6°etapa
Proponha
a escrita coletiva do convite para o lançamento do livro, destinado a alguma
turma da escola. No dia marcado, divida a sala em grupos. Cada um recitará uma
parlenda.
Produto final:
Livros
com parlendas eleita s pelo grupo.
AVALIAÇÃO:
Observe
se os alunos aprofundaram seus conhecimentos a respeito do sistema eles reviram
suas escolhas com base nas intervenções e da parceria com os colegas?
GALERIAS DE PERSONAGENS
ATIVIDADES PERMANENTES
OBJETIVOS:
·
Favorecer a reflexão sobre o sistema de
escrita com base num repertório conhecido pelas crianças.
·
Propiciar atividades de intercâmbio para que
elas possam trocar informações e avançar nas hipóteses da escrita.
CONTEÚDOS
·
Escrita.
ANOS: 1°
E 2°
TEMPO ESTIMADO:
dois meses
MATERIAL NECESSÁRIO:
·
Livros variados, com contos tradicionais já
conhecidos pelas crianças, lápis e papel.
DESENVOLVIMENTO:
·
1°
etapa
Compartilhar
a ideia de criar uma galeria de personagens mais importantes das histórias
preferidas da turma, composto de desenhos e pequenas legendas. Pergunte às
crianças quem entraria nessa galeria.
·
2°
etapa
Proponha
a escrita do nome e também de pequenos textos descritivos sobre os personagens.
Monte duplas de trabalhos com as que tenham hipóteses de escrita diferentes,
porém próximas, possibilitando a troca de saberes.
·
3°
etapa
Acompanhe
a produção e escrita das duplas e faça,
pedindo que leiam o que escreveram e, assim, controlem sua produção.
·
4°etapa
Reproduza
no quadro-negro uma mesma palavra, escrita de diferentes maneiras por mais de
uma dupla. Tematize com os grupos: em qual delas vocês acham que está escrito
“lobo”? Por quê? Confronte essas versões?
·
5°etapa
Introduza
informações a respeito do sistema de escrita e proponha a consulta a materiais
impressos (livros, listas, legendas, textos já revisados) para que as crianças
possam confrontar a escrita convencional com a escrita que produziram.
·
6°etapa
Para
compor a galeria, todos devem, ao longo do projeto, realizar ilustrações e
escrever textos que caracterizem cada personagem. É possível alternar produções
coletivas, em dupla ou até mesmo individuais. Se preferir, prepare impressos
para a galeria, com o nome do personagem, espaço para ilustração e algumas
linhas para preencher com sua descrição.
Produto final:
Galeria
de personagens com ilustrações e textos descritivos de cada um.
AVALIAÇÃO:
Observe
se as crianças avançaram em suas hipóteses de escrita, ampliaram o repertório
das relações que estabelecem, começam a interpretar a escrita durante e depois
da sua produção e se podem ou fornecem informações aos colegas durante a
realização das atividades.
Brincadeira do algodão: Para contextualizar a brincadeira
vamos ler a história: Dar sem esperar receber. Primeiramente cada aluno vai
escrever em um papelzinho seu nome e colocar em uma caixa. Em seguida vão pegar
outro nome (parecido com amigo secreto). Logo depois vão redigir um bilhete
para o colega que sorteou. Nesse momento cada um vai levantar e entregar o
bilhete ao colega e dar um abraço junto com um algodão que representa o
carinho.
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