terça-feira, 20 de novembro de 2012

Atividades de Gêneros Textuais

TEXTO INFORMATIVO
ATIVIDADES PERMANENTES
OBJETIVOS:
·          Ouvir o professor ler em voz alta para saber mais sobre um tema.
·         Familiarizar-se com o texto informativo (divulgação científica) de circulação social.
·         Aprender procedimentos que leitores inexperientes usam ao procurar informações nos textos.
CONTEÚDOS
·         Descoberta e uso de outros elementos, além das ilustrações, que dão pistas para localizar informações nos textos (uso do índice, títulos e subtítulos, chamadas etc.)
ANOS: 1° E 2°
TEMPO ESTIMADO: uma aula
MATERIAL NECESSÁRIO: livro, revista e enciclopédia.
DESENVOLVIMENTO:
·         1° etapa
 
Selecione um tema de interesse das crianças. Escolha um que permita relacionar os conhecimentos apresentados ali com os saberes prévios. Selecione fontes com ilustrações, subtítulos ou índices. No caso de revistas, chamadas para um artigo em questão. Antecipe algumas das intervenções que fará durante a aula.
 
·         2° etapa
 
Retome com a turma os conhecimentos já adquiridos sobre o tema. Leia o índice ou títulos e subtítulos ou chamado para o artigo, a presente ilustração. Compartilhe com as crianças porque escolheu aquele portador de texto específico e peça para que elas façam antecipação sobre o que elas esperam encontrar naquele texto.
 
·         3° etapa
 
Assuma o papel do leitor experiente, dividindo com os estudantes procedimentos que usam quando lê um texto informativo  para saber mais a respeito de um tema durante a leitura, escolha alguns parágrafos para reler e comente significados de expressões importantes. Volta a ler algumas passagens explicativas de certas expressões  que ajudam a entender  outras passagens do texto. Enfatize alguns trechos, com o tom de sua voz, para que as crianças prestem atenção.
 
·         4° Etapa
 
Terminada a leitura, peça que os alunos comentem o que compreenderam ao ouvir o texto, relacionando as interpretações de uns e de outros, quando complementares. Diante de interpretações discrepantes ou contraditórias, discuta o tema, peça justificativa e retome a leitura relendo partes que ajudam a esclarecer as questões levantadas pelas crianças.
 
AVALIAÇÃO:
 
Da mesma forma como ocorre com bons leitores, ao ler textos de divulgação científicos de circulação social, não se espera que as crianças compreendam tudo que escutarem. O objetivo é saber mais do que se sabia antes e compreender muitas vezes a leitura de um texto informativo sana algumas dúvidas, mas cria outras, que nos levam a outro texto.
 
COLETÂNEA DE TEXTOS POÉTICOS E MEMORIZADOS
OBJETIVOS:
·         Construir saberes sobre a leitura antes de saber  ler convencionalmente.
·         Estabelecer correspondências entre a pauta escrita do texto
·         Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita
 
CONTEÚDO
 
·         Leitura na alfabetização inicial
ANOS: Pré-escola e 1° ano
 
TEMPO ESTIMADO: Um mês.
 
MATERIAL NECESSÁRIO: Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas, canções).
 
DESENVOLVIMENTO:
 
·         1° etapa
 
Selecionar os textos poéticos conhecidos e preferidos para organizar uma coletânea e, com ela, montar um livro. Defina com as crianças o título da obra e quem será o destinatário: alunos da escola, pais, professores, amigos. Converse com o grupo sobre os textos poéticos e conheça
RESCRITAS DE HISTÓRIAS CONHECIDAS
OBJETIVOS:
 
·          Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio de ditado para o professor.
·         Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.
 
CONTEÚDOS
 
·         Produção de textos orais com base na linguagem escrita de contos.
ANOS: 1° E 2°
TEMPO ESTIMADO: oito aulas
MATERIAL NECESSÁRIO:
·         Livro, Chapeuzinho Vermelho e a Bela Adormecida, folhas para o registro das hipóteses didático revista e enciclopédia.
DESENVOLVIMENTO:
·         1° etapa
 
Em roda, leia para os alunos o conto do Chapeuzinho Vermelho e anuncie que esse texto A Bela Adormecida serão reencontrados pelo grupo e ditados para você. Os dois farão parte de um livro que cada um vai ganhar.
 
·         2° etapa
 
Relembre oralmente o conteúdo Chapeuzinho Vermelho r inicie a produção dos alunos, dos textos. Os garotos relacionam as alternativas de aproximadamente para a história.
 
·         3° etapa
 
Releia  o texto produzido pelo estudante. Diga que ele terá que ficar muito bem escrito , assim como no livro, pois, será compartilhar como outras ,assim como no livro, será compreendê-lo. Interrogue-os sobre a educação  da narrativa com base nos elementos da linguagem em que se usa para escrever.
 
·         4°etapa
 
Apresente o texto produzido pelos alunos em roda, depois leia a Bela Adormecida para a turma.
 
·         5°etapa
 
Inicie a produção de textos A Bela Adormecida. Siga as mesmas orientações as do segundo e terceira etapas.
 
·         6°etapa
 
Discuta com todas as ilustrações que farão parte de cada história e digite os textos, deixando espaços para elas. Garanta uma cópia para cada um.
 
·         7°etapa
Cole na contracapa de cada exemplo de apresentação explicando que os temas foram produzidos para o professor das histórias conhecidas.
 
·         8°etapa
Compartilhe as ilustrações e releias as histórias produzidas.
 
Produto final:
 
Um livro com histórias reescritas pelo grupo para ser levado para casa.
 
AVALIAÇÃO:
 
O que importa não é a memorização, mas a produção de texto, recuperando os principais acontecimentos da narrativa, pautada por elementos da linguagem escrita.
 
      LIVRO DE PARLENDAS PREFERIDAS
OBJETIVOS:
·          Favorecer situações de escrita com bases em textos memorizados.
·         Possibilitar a reflexão sobre os sistemas alfabéticos.
 
CONTEÚDOS
 
·         Escrita.
ANOS: 1° E 2°
TEMPO ESTIMADO: nove aulas
MATERIAL NECESSÁRIO:
·         Livros de parlendas, canetas coloridas, giz de cera, lápis preto e letras móveis.
DESENVOLVIMENTO:
·         1° etapa
 
Apresente parlendas aos alunos e conte que farão um livro com esse tipo de texto para apresentar aos demais colegas da escola. Leia uma delas, e pergunte se conhecem outras e inicie a escrita de uma lista coletiva das conhecidas. Nos dias seguintes, apresente novamente os textos.
 
·         2° etapa
 
Divida a classe em grupos. Distribua um conjunto de letras móveis necessário para a escrita da parlenda para cada grupo da sala. Peça que contém quantas letras receberam e confirme a quantidade. Retome a parlenda oralmente e anuncie qual será o primeiro trecho a ser escrito. “Enquanto observa as produções, façam perguntas que promovam a reflexão sobre a própria escrita ‘Com qual letras começaram a escrever o trecho da parlenda”? O nome de algum aluno pode ajudar nessa escrita? Peça que leiam o que escreveram, essa intervenção é fundamental para que ajustem a fala à escrita.
 
·         3° etapa
 
Forme duplas para a escrita de outra parlenda. A escrita será um conjunto, por isso cada criança deve colocar uma lera de cada vez, anunciando ao parceiro que já está escrito para que este de continuidade. Distribua as letras e relembre oralmente a parlenda. Faça intervenções “Quantas letras podem ter”? “com qual letras deve terminar o verso”? Peçam que leiam cada trecho escrito para que reflitam e reorganizem as hipóteses iniciais.
 
·         4°etapa
 
Após a escrita s das parlendas, crie com a turma o título da coletânea escrevendo-o no quadro-negro.
 
·         5°etapa
 
Monte os livros e distribua-os aos alunos. Peça para que cada um coloque seu nome, inicie a ilustração da capa, e escreva o título combinado.
 
·         6°etapa
 
Proponha a escrita coletiva do convite para o lançamento do livro, destinado a alguma turma da escola. No dia marcado, divida a sala em grupos. Cada um recitará uma parlenda.
 
Produto final:
 
Livros com parlendas eleita s pelo grupo.
 
AVALIAÇÃO:
Observe se os alunos aprofundaram seus conhecimentos a respeito do sistema eles reviram suas escolhas com base nas intervenções e da parceria com os colegas?
 
 
GALERIAS DE PERSONAGENS
ATIVIDADES PERMANENTES
OBJETIVOS:
·          Favorecer a reflexão sobre o sistema de escrita com base num repertório conhecido pelas crianças.
·         Propiciar atividades de intercâmbio para que elas possam trocar informações e avançar nas hipóteses da escrita.
 
CONTEÚDOS
 
·         Escrita.
ANOS: 1° E 2°
TEMPO ESTIMADO: dois meses
MATERIAL NECESSÁRIO:
·         Livros variados, com contos tradicionais já conhecidos pelas crianças, lápis e papel.
DESENVOLVIMENTO:
·         1° etapa
 
Compartilhar a ideia de criar uma galeria de personagens mais importantes das histórias preferidas da turma, composto de desenhos e pequenas legendas. Pergunte às crianças quem entraria nessa galeria.
 
·         2° etapa
 
Proponha a escrita do nome e também de pequenos textos descritivos sobre os personagens. Monte duplas de trabalhos com as que tenham hipóteses de escrita diferentes, porém próximas, possibilitando a troca de saberes.
 
·         3° etapa
 
Acompanhe a  produção e escrita das duplas e faça, pedindo que leiam o que escreveram e, assim, controlem sua produção.
 
·         4°etapa
 
Reproduza no quadro-negro uma mesma palavra, escrita de diferentes maneiras por mais de uma dupla. Tematize com os grupos: em qual delas vocês acham que está escrito “lobo”? Por quê? Confronte essas versões?
 
·         5°etapa
 
Introduza informações a respeito do sistema de escrita e proponha a consulta a materiais impressos (livros, listas, legendas, textos já revisados) para que as crianças possam confrontar a escrita convencional com a escrita que produziram.
 
·         6°etapa
 
Para compor a galeria, todos devem, ao longo do projeto, realizar ilustrações e escrever textos que caracterizem cada personagem. É possível alternar produções coletivas, em dupla ou até mesmo individuais. Se preferir, prepare impressos para a galeria, com o nome do personagem, espaço para ilustração e algumas linhas para preencher com sua descrição.
Produto final:
 
Galeria de personagens com ilustrações e textos descritivos de cada um.
 
AVALIAÇÃO:
 
Observe se as crianças avançaram em suas hipóteses de escrita, ampliaram o repertório das relações que estabelecem, começam a interpretar a escrita durante e depois da sua produção e se podem ou fornecem informações aos colegas durante a realização das atividades.
Brincadeira do algodão: Para contextualizar a brincadeira vamos ler a história: Dar sem esperar receber. Primeiramente cada aluno vai escrever em um papelzinho seu nome e colocar em uma caixa. Em seguida vão pegar outro nome (parecido com amigo secreto). Logo depois vão redigir um bilhete para o colega que sorteou. Nesse momento cada um vai levantar e entregar o bilhete ao colega e dar um abraço junto com um algodão que representa o carinho.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário