terça-feira, 20 de novembro de 2012

Atividades de Gêneros Textuais


ATIVIDADE DE TEXTO INSTRUCIONAL:

Receita de um bolo, com a turma o professor mostra a receita indagando as crianças sobre o que mais se pode utilizar pra fazer o bolo, também mostrando algumas noções de matemática como medida e quantidade, depois do dialogo com a turma o professor realizara a receita com os alunos, após o bolo pronto o professor ira pedir para as crianças que elaborem uma propaganda para a venda do mesmo, justificando porque ele deve ser consumido.

 

OUTRO FINAL PARA A HISTÓRIA:

O Professor contará uma história para a turma depois de debater a respeito do mesmo cada criança terá que fazer um final pra historia depois que todos fizeram o final eles leiam para as outras crianças

 

TEXTO MALUCO

O Professor entrega para cada criança uma imagem depois que todos pegaram a figura falam em voz alta o que vem a cabeça com a imagem, a professora vai escrevendo no quadro as palavras  depois de todas as palavras escritas, a professora começa formando um texto cada aluno terá que encaixar no texto a imagem que melhor se adapta ao texto.

 

REPORTAGEM

O professor traz para a sala de aula uma reportagem que fala sobre um determinado assunto ler em voz alta para os alunos e pedem para que cada criança construir um texto teatral que envolve a reportagem.

 

QUADRINHOS

A princípio o professor trará alguns poemas para a turma alguns de ordem mais complexa outros de mais fácil entendimento, após de uma explanação de como se deve fazer um poema o professor irá trazer alguns quadrinhos com imagens incentivando os alunos a criar seu próprio poema a partir dessas imagens.

 

ATIVIDADE PALHAÇO COCORICÓ

Personagens:

Palhaço Cocoricó

Letra C

Letra S

Letra E

Letra I

O palhaço vem vestido com as roupas típicas de palhaço de circo. Pode ser interpretado pela professora, por outro adulto ou por uma das crianças. As letras poderão ser ás crianças e devem usar camiseta preta com o desenho colorido da respectiva letra feito com fita adesiva ou em E.V.A.

1ª cena: O palhaço entra fazendo Cocoricó  e batendo com as mãos no quadril, como se fossem asas. Dá varias voltas no palco.

Palhaço Cocoricó: Olá criançada, eu sou o palhaço Cocoricó. Trabalho no circo. Gosto de dar cambalhotas e contar historia engraçadas. Como aquelas da mulher que foi a farmácia e pediu:

“O senhor tem remédio para lombriga?”

E o moço da farmácia respondeu:

“Depende, qual a idade das lombrigas?”

AH, AH, AH, ele pensava que as lombrigas é que estavam doentes. Quem é que gostou da minha historinha? Pode aplaudir. (o PC bate palmas depois faz uma reverencia, agradecendo).

(Enquanto ele conversa com as crianças as letras entram e começam a conversar. A letra C e a letra S simulam uma discussão e disputam o E e o I, puxando cada qual para o seu lado).O palhaço volta-se para elas e pergunta:

Palhaço Cocoricó: Quem são vocês? Porque vocês estão brigando? Eu sou o Palhaço Cocoricó, muito prazer! Coisa feia ficar brigando!

(As letras continuam a encenar uma briga. O Palhaço volta a insistir).

Palhaço Cocoricó:

Ei vocês ai, vamos parar de brigar. Diga lá, o que aconteceu que deixou vocês tão zangados.

AS letras C e S dão um passo à frente e dizem:

Letra C: Eu sou a letra C.

Letra S: Eu sou a letra S.A letra C é muito metida, ela quer aparecer em todas as palavras.

Letra C: Você que é metida letra S. Comigo podemos escrever muitas palavras. Vem aqui meu amiguinho I (abraça o I). Junto com o I podemos escrever circo, cineminha, bicicleta, cidade e muitas outras palavras. Junto com o E (abraça o E) escrevemos Cebolinha, aquele menino que troca as letras, vocês sabem: “Vou blincar com a Mônica. Depois vou coler pla pegar o Cascão.”.

Letra S: Silencio! Deixe de contar vantagem, Letra C. Com minha amiguinha E (Abraça a letra E) escrevemos semana, e também sete, setenta e setecentos... Com minha amiguinha I (abraça a letra I) posso escrever sinuca e até a sinusite da minha vó.

Palhaço Cocoricó: Mas vocês não precisam brigar, tem palavras para todos. Com CI (traz as duas para frente) podemos escrever oncinha (imita uma onça) com SI (traz as duas para frente) podemos escrever ursinho (imita um urso, abrindo os braços). A letra C nos ajuda a escrever Saci. O Saci Pererê de uma perna  só(pula com uma perna só).E com SI podemos escrever sino (faz som de sino: blém, blém, blém e canta “bate o sino pequenino sino de Belém...”)

Letra C: Mas é comigo que podemos cantar “ciranda, cirandinha vamos todos cirandar...”

Letra S:Mas é comigo que escrevemos seleção brasileira.(pega um microfone improvisado e começa a narrar um jogo: Ronaldinho Gaúcho recebeu a bola de Roberto Carlos, tabelou com Rivaldo. Ronaldinho está na área , vai chutar, e é GOLLLLLLLLL do Brasil).

Palhaço Cocoricó: Com as letras C e S seguidas de I e E podemos escrever muitas palavras, não são crianças?(volta-se para as letras) para vocês não brigarem mais, vamos escrever no quadro palavras com S e C seguidos de E I.(vai ao quadro divide um quatro colunas: SE,SI.CE,CI)agora, crianças, vocês vão ditar para o palhaço , as palavras para completarmos esses quadros.

As crianças começam a sugerir palavras, o palhaço as repete e escreve na coluna certa. A cada palavra as letras se movimentam. Por exemplo, na palavra agradecer, o C abraça o E, e fazem uns passinhos de dança, e assim sucessivamente. Quando o quadro estiver completo o palhaço se despede.

Palhaço Cocoricó: (para as crianças) parabéns crianças, com tantas palavras aqui, o S e o C não precisam brigar mais (para as letras) Venham fazer as pazes.

As letras C e S se adiantam e cantam: Pirulito que bate pirulito que já bateu...

Palhaço Cocoricó: Então, antes de ir embora, vamos cantar todos juntos: ciranda, cirandinha...

Enquanto todos cantam, o PC rege o coro como um maestro e as quatro letras brincam de roda.

CAMPEONATO DE PALAVRAS OU CAÇA-PALAVRAS

 

O Professor distribui diversos textos para os alunos, dividindo-os em grupos e solicita que eles circulem todas as palavras difíceis. Em seguida, cada grupo vai anotar os vários significados propostos para cada uma das palavras circuladas. Depois, os grupos voltam aos textos para discutir qual o significado que se aproxima do contexto em que a palavra foi utilizada. Se houver discordâncias o problema será resolvido numa plenária maior com a participação de toda a classe.

 

STOP MODIFICADO

O aluno divide a folha em colunas verticais  com os seguintes nomes: flores cores frutas meninos meninas cidade etc. Essa atividade também  pode ser feita coletivamente no quadro negro desde o principio ou no final para visualizar o resultado geral em seguida o professor sortear uma letra do alfabeto e da um tempo para cada aluno pensar e escrever por ex: a letra A amor perfeito flor, Amarelo cor, Abate fruta, Amauri menino Anita menina Adamantina cidade quem não conseguir encontrar um nome com a letra A deixa o local em branco no final da atividade cada um soma a sua pontuação depois de tudo finalizado os alunos podem juntar todas as folhas individuais em juntos organizarem todos os nomes encontrados em ordem alfabética em uma mural.

 

PRODUÇÃO DO DICIONÁRIO NA CLASSE

Após retirarmos de algumas revistas palavras diferentes e procurarmos seus significados criaremos um dicionário da turma com o nome das crianças relacionados em ordem alfabética a turma poderia propor descrições de natureza física  e afetiva sobre os colegas para compor as definições por ex: Incorporando etimologia abreviações e outros conceitos importantes.
 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário