ATIVIDADE
DE TEXTO INSTRUCIONAL:
Receita
de um bolo, com a turma o professor mostra a receita indagando as crianças
sobre o que mais se pode utilizar pra fazer o bolo, também mostrando algumas
noções de matemática como medida e quantidade, depois do dialogo com a turma o
professor realizara a receita com os alunos, após o bolo pronto o professor ira
pedir para as crianças que elaborem uma propaganda para a venda do mesmo, justificando
porque ele deve ser consumido.
OUTRO
FINAL PARA A HISTÓRIA:
O Professor contará uma história para a
turma depois de debater a respeito do mesmo cada criança terá que fazer um
final pra historia depois que todos fizeram o final eles leiam para as outras
crianças
TEXTO
MALUCO
O
Professor entrega para cada criança uma imagem depois que todos pegaram a
figura falam em voz alta o que vem a cabeça com a imagem, a professora vai
escrevendo no quadro as palavras depois
de todas as palavras escritas, a professora começa formando um texto cada aluno
terá que encaixar no texto a imagem que melhor se adapta ao texto.
REPORTAGEM
O professor traz para a sala de aula uma
reportagem que fala sobre um determinado assunto ler em voz alta para os alunos
e pedem para que cada criança construir um texto teatral que envolve a
reportagem.
QUADRINHOS
A princípio o professor trará alguns
poemas para a turma alguns de ordem mais complexa outros de mais fácil entendimento,
após de uma explanação de como se deve fazer um poema o professor irá trazer
alguns quadrinhos com imagens incentivando os alunos a criar seu próprio poema
a partir dessas imagens.
ATIVIDADE
PALHAÇO COCORICÓ
Personagens:
Palhaço Cocoricó
Letra C
Letra S
Letra E
Letra I
O
palhaço vem vestido com as roupas típicas de palhaço de circo. Pode ser
interpretado pela professora, por outro adulto ou por uma das crianças. As
letras poderão ser ás crianças e devem usar camiseta preta com o desenho
colorido da respectiva letra feito com fita adesiva ou em E.V.A.
1ª cena: O palhaço entra fazendo Cocoricó e batendo com as mãos no quadril, como se
fossem asas. Dá varias voltas no palco.
Palhaço Cocoricó: Olá criançada, eu sou o palhaço Cocoricó.
Trabalho no circo. Gosto de dar cambalhotas e contar historia engraçadas. Como
aquelas da mulher que foi a farmácia e pediu:
“O senhor tem remédio
para lombriga?”
E o moço da farmácia
respondeu:
“Depende, qual a idade
das lombrigas?”
AH, AH, AH, ele pensava
que as lombrigas é que estavam doentes. Quem é que gostou da minha historinha? Pode
aplaudir. (o PC bate palmas depois faz uma reverencia, agradecendo).
(Enquanto ele conversa com
as crianças as letras entram e começam a conversar. A letra C e a letra S simulam
uma discussão e disputam o E e o I, puxando cada qual para o seu lado).O
palhaço volta-se para elas e pergunta:
Palhaço Cocoricó: Quem são vocês? Porque vocês estão brigando?
Eu sou o Palhaço Cocoricó, muito prazer! Coisa feia ficar brigando!
(As letras continuam a
encenar uma briga. O Palhaço volta a insistir).
Palhaço Cocoricó:
Ei vocês ai, vamos parar
de brigar. Diga lá, o que aconteceu que deixou vocês tão zangados.
AS letras C e S dão um
passo à frente e dizem:
Letra C: Eu sou a letra C.
Letra S: Eu sou a letra S.A letra C é muito metida, ela quer
aparecer em todas as palavras.
Letra C: Você que é metida letra S. Comigo podemos escrever
muitas palavras. Vem aqui meu amiguinho I (abraça o I). Junto com o I podemos
escrever circo, cineminha, bicicleta, cidade e muitas outras palavras. Junto
com o E (abraça o E) escrevemos Cebolinha, aquele menino que troca as letras,
vocês sabem: “Vou blincar com a Mônica. Depois vou coler pla pegar o Cascão.”.
Letra S: Silencio! Deixe de contar vantagem, Letra C. Com minha
amiguinha E (Abraça a letra E) escrevemos semana, e também sete, setenta e
setecentos... Com minha amiguinha I (abraça a letra I) posso escrever sinuca e
até a sinusite da minha vó.
Palhaço Cocoricó: Mas vocês não precisam brigar, tem palavras
para todos. Com CI (traz as duas para frente) podemos escrever oncinha (imita
uma onça) com SI (traz as duas para frente) podemos escrever ursinho (imita um
urso, abrindo os braços). A letra C nos ajuda a escrever Saci. O Saci Pererê de
uma perna só(pula com uma perna só).E
com SI podemos escrever sino (faz som de sino: blém, blém, blém e canta “bate o
sino pequenino sino de Belém...”)
Letra C: Mas é comigo que podemos cantar “ciranda, cirandinha
vamos todos cirandar...”
Letra S:Mas é comigo que escrevemos seleção brasileira.(pega um
microfone improvisado e começa a narrar um jogo: Ronaldinho Gaúcho recebeu a
bola de Roberto Carlos, tabelou com Rivaldo. Ronaldinho está na área , vai
chutar, e é GOLLLLLLLLL do Brasil).
Palhaço Cocoricó: Com as letras C e S seguidas de I e E
podemos escrever muitas palavras, não são crianças?(volta-se para as letras)
para vocês não brigarem mais, vamos escrever no quadro palavras com S e C
seguidos de E I.(vai ao quadro divide um quatro colunas: SE,SI.CE,CI)agora,
crianças, vocês vão ditar para o palhaço , as palavras para completarmos esses
quadros.
As crianças começam a sugerir
palavras, o palhaço as repete e escreve na coluna certa. A cada palavra as
letras se movimentam. Por exemplo, na palavra agradecer, o C abraça o E, e
fazem uns passinhos de dança, e assim sucessivamente. Quando o quadro estiver
completo o palhaço se despede.
Palhaço Cocoricó: (para as crianças) parabéns crianças, com
tantas palavras aqui, o S e o C não precisam brigar mais (para as letras)
Venham fazer as pazes.
As letras C e S se
adiantam e cantam: Pirulito que bate pirulito que já bateu...
Palhaço Cocoricó: Então, antes de ir embora, vamos cantar todos
juntos: ciranda, cirandinha...
Enquanto todos cantam, o
PC rege o coro como um maestro e as quatro letras brincam de roda.
CAMPEONATO
DE PALAVRAS OU CAÇA-PALAVRAS
O Professor distribui diversos textos
para os alunos, dividindo-os em grupos e solicita que eles circulem todas as
palavras difíceis. Em seguida, cada grupo vai anotar os vários significados
propostos para cada uma das palavras circuladas. Depois, os grupos voltam aos
textos para discutir qual o significado que se aproxima do contexto em que a
palavra foi utilizada. Se houver discordâncias o problema será resolvido numa
plenária maior com a participação de toda a classe.
STOP
MODIFICADO
O aluno divide a folha em colunas
verticais com os seguintes nomes: flores
cores frutas meninos meninas cidade etc. Essa atividade também pode ser feita coletivamente no quadro negro
desde o principio ou no final para visualizar o resultado geral em seguida o
professor sortear uma letra do alfabeto e da um tempo para cada aluno pensar e
escrever por ex: a letra A amor perfeito flor, Amarelo cor, Abate fruta, Amauri
menino Anita menina Adamantina cidade quem não conseguir encontrar um nome com
a letra A deixa o local em branco no final da atividade cada um soma a sua
pontuação depois de tudo finalizado os alunos podem juntar todas as folhas
individuais em juntos organizarem todos os nomes encontrados em ordem
alfabética em uma mural.
PRODUÇÃO
DO DICIONÁRIO NA CLASSE
Após retirarmos de algumas revistas
palavras diferentes e procurarmos seus significados criaremos um dicionário da
turma com o nome das crianças relacionados em ordem alfabética a turma poderia
propor descrições de natureza física e
afetiva sobre os colegas para compor as definições por ex: Incorporando
etimologia abreviações e outros conceitos importantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário